Com um dos índices mais altos de violência dos últimos anos no Estado e em São Leopoldo, segundo o investigador da Polícia Civil, Adelar Bettanin, são 47 homicídios consumados, dois
latrocínios e 40 tentativas de homicídio nos primeiros 100 dias de 2017, o prefeito Ary Vanazzi (PT) embarca segunda-feira, dia 17, para um desafio: falar sobre segurança no Foro Mundial sobre Violências Urbanas e Convivência para a Paz, em Madrid, na Espanha.
Vanazzi vai a convite das prefeituras de Madrid e Barcelona, com todas as despesas pagas. Além de segurança, o prefeito de São Leopoldo vai falar sobre políticas para juventude.
Conforme o diretor de Relações Exteriores da Prefeitura, Pedro Vasconcelos, Vanazzi abordará "experiências de segurança da gestão passada e também sobre projetos das praças e ações para a juventude que ele pretende desenvolver nesse mandato", diz Vasconcelos referindo-se à políticas de segurança e cidadania.
O secretário municipal de Segurança Carlos Sant'Anna, cita Comunidade Segurança, projeto executado de 2005/2012 quando Vanazzi administrou a cidade. "Como deveríamos apresentar o projeto, a experiência e os resultados (e não um mero projeto) trabalhamos com o Comunidade Segura, implantado nas gestões anteriores do Vanazzi. Agora estamos focando ações específicas envolvendo juventude e segurança", informa Sant'Anna.
Mercocidades
O evento será de 19 a 21 e abril. Nesse período, de acordo com Vasconcelos, o prefeito Vanazzi se reunirá com representantes do governo espanhol para buscar recursos e cooperação técnica. "Vamos particpar de uma reunião do CGLU, órgão mundial das cidades ligado a ONU. São Leopoldo passará a integrar essa rede", relata Vasconcelos acrescentando que ele e o prefeito Vanazzi particparão de uma reunição da Rede Mercocidades, do Mercosul.
Comunidade Segura
O programa Comunidade Segura, que foi implantado nas gestões anteriores do prefeito Vanazzi, envolvia todo o governo. "Todas as scretarias executavam projetos com reflexos diretos ou indiretos na prevenção da violência", relembrou Sant'Anna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário